Reabilitação da Quinta de São Tiago vence Prémio Januário Godinho

A reabilitação e ampliação da moradia Quinta de São Tiago, na União de Freguesias de Antas e Abade Vermoim, em Vila Nova de Famalicão, é a obra vencedora da terceira edição do Prémio Januário Godinho, promovido pela autarquia famalicense com o objetivo de promover a salvaguarda e valorização do património edificado.

O projeto de arquitetura da obra foi da responsabilidade do gabinete NOARQ, NO Arquitetos Lda., tendo como autor o arquiteto José Carlos Nunes Oliveira. A promoção da obra ficou a cargo da empresa MT & Costa Sociedade Imobiliária, Lda. e a construção a cargo da empresa Henrique Cunha, Lda.

Com o valor de 7 mil euros, o prémio divide-se em 2 mil euros para o promotor e 5 mil euros para a equipa projetista.

O Prémio, que será entregue no próximo dia 21 de novembro, numa cerimónia que terá lugar nos Paços do Concelho de Famalicão, foi atribuído por unanimidade. O júri da iniciativa fala numa obra “meritória e bem conseguida”. De acordo com a ata final do galardão, “a reabilitação recaiu sobre um edifício que já tinha sido intervencionado anteriormente, com práticas que o adulteraram”, sendo que a solução adotada “procurou corrigir esses aspetos, melhorá-lo e recriar uma coerência dos novos espaços com a preexistência (…) com a introdução de novos elementos e volumetrias que valorizam todo o conjunto criando unidade”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s